Decisão é de Valdemar Costa neto, presidente nacional do Partido Liberal e Jair Messias bolsonaro
Fortaleza, 22 de novembro de 2023 – O deputado estadual Carmelo Neto (PL) foi nomeado nesta terça-feira (21) como presidente estadual do Partido Liberal no Ceará. A decisão foi tomada pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, após a renúncia do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves.
Com a nomeação de Carmelo Neto, o PL no Ceará ganha um jovem líder que vem se destacando na política cearense. Aos 22 anos, ele é o deputado estadual mais votado da atual legislatura e já foi eleito vereador de Fortaleza.
Carmelo Neto é um político conservador e alinhado ao presidente Jair Bolsonaro. Sua eleição como presidente estadual do PL no Ceará é um sinal da força do bolsonarismo no estado.
A nomeação de Carmelo Neto também coloca fim à disputa interna no PL sobre o candidato da sigla às eleições municipais de Fortaleza em 2024. O deputado federal André Fernandes, que também é bolsonarista, era o outro nome cotado para assumir a presidência do partido.
Em nota, Carmelo Neto agradeceu a confiança do presidente nacional do PL e disse que está “pronto para liderar o partido e contribuir para o desenvolvimento do Ceará”.
Perfil de Carmelo Neto
Carmelo Neto nasceu em Fortaleza em 2001. É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é filiado ao PL desde 2017.
Em 2020, foi eleito vereador de Fortaleza com 8.527 votos. Em 2022, foi eleito deputado estadual com 118.603 votos, sendo o deputado estadual mais votado da atual legislatura.
Carmelo Neto é um político conservador e alinhado ao presidente Jair Bolsonaro. É membro do Conselho Nacional de Juventude do governo Bolsonaro.
Após a nomeação de Carmelo Neto como presidente estadual do PL no Ceará, o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, anunciou nesta quarta-feira (22) a pré-candidatura do deputado federal André Fernandes à Prefeitura de Fortaleza em 2024.
A decisão foi tomada após uma disputa interna no PL, que contou com a participação de Carmelo Neto. O presidente estadual do partido havia declarado que sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza era uma “opção natural”, mas acabou aceitando a decisão da direção nacional.