O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) aprovou, nesta segunda-feira (27), a escolha do juiz Danilo Pereira Júnior para comandar a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos remanescentes da Operação Lava Jato.
Pereira Júnior ficou conhecido por assinar a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2019, quando o petista estava preso pela Lava Jato. Na época, o juiz entendeu que a prisão de Lula era ilegal, pois ele não havia sido condenado em segunda instância.
A decisão do TRF4 foi tomada pelo Conselho de Administração do tribunal. Pereira Júnior foi o único candidato a se inscrever para a vaga, que é preenchida pelo critério de antiguidade.
A escolha de Pereira Júnior para comandar a vara da Lava Jato foi criticada por alguns setores da sociedade. Os críticos argumentam que o juiz é ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), partido de Lula.
“É uma escolha política”, disse o advogado criminalista Luiz Carlos da Rocha. “Pereira Júnior é um juiz alinhado ao PT e sua escolha vai prejudicar a Lava Jato.”
Já os defensores da escolha de Pereira Júnior argumentam que ele é um juiz competente e imparcial.
“Pereira Júnior é um juiz respeitado e com larga experiência”, disse o advogado criminalista Cristiano Zanin Martins. “Ele é a pessoa certa para comandar a vara da Lava Jato.”
Pereira Júnior deve tomar posse da 13ª Vara Federal de Curitiba em breve.