Luizianne Lins deixa bem claro que não vai aceitar concorrente e que espera que a filiação não seja com intuito de lançar pré-candidatura
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão, se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) na manhã desta segunda-feira (11). A decisão, que era esperada desde o início do ano, coloca o parlamentar como pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024.
A filiação de Evandro Leitão foi oficializada em reunião com o presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, e o presidente do PT Fortaleza, o deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio.
Em seu discurso de filiação, Evandro Leitão afirmou que a sua escolha pelo PT foi uma decisão “do coração”. “Sempre admirei o PT pela sua luta pela democracia e por mais justiça social”, disse. “Estou muito feliz em poder fazer parte deste partido e contribuir para a sua construção no Ceará e no Brasil.”
A filiação de Evandro Leitão ao PT esquenta a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. A pré-candidatura do deputado já era esperada, mas a sua formalização abre a possibilidade de uma disputa acirrada com a ex-prefeita Luizinanne Lins, que também é filiada ao PT.
Luizinanne Lins foi a primeira mulher a governar Fortaleza, entre 2005 e 2013. Ela é uma liderança forte do PT no Ceará e tem o apoio de parte da militância do partido.
A disputa entre Evandro Leitão e Luizinanne Lins deve ser uma das mais acirradas das eleições de 2024 em Fortaleza. Os dois candidatos têm perfis e propostas diferentes, mas ambos representam o PT, que é um dos partidos mais fortes do Ceará.
A decisão sobre quem será o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza será tomada pela Executiva Estadual do partido. A convenção municipal do PT está marcada para o dia 15 de abril de 2024.