Proposta condena fala de presidente associando ofensiva de Israel ao Holocausto de judeus
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda, dia 19, Moção de Repúdio n⁰ 007/2024 ao discurso do presidente Lula associando a ofensiva de Israel contra o Hamas ao Holocausto de judeus executado por Adolf Hitler. A proposta foi apresentada pelo vereador Raiff Matos (DC) que manifestou indignação pela atitude do presidente do Brasil.
“Faço coro com os deputados federais que pediram o impeachment desse senhor que está como presidente. É uma vergonha para o Brasil. É lastimável o que ele tem feito em viagens internacionais gastando bilhões do erário com declarações que colocam em risco a nação brasileira. Ele deve ser ‘impeachmado’ porque violou a constituição brasileira e cometeu um sério crime”, justificou o vereador Raiff Matos.
A fala de Lula repercutiu negativamente em todo o mundo. Em ato formal, o Governo de Israel declarou o presidente do Brasil como “persona non grata”em Israel até que ele se desculpe pelas declarações. “É uma prova do Antissemitismo do governo petista”, acrescentou o vereador Raiff Matos.
A declaração do presidente Lula foi registrada no domingo, dia 18 de fevereiro, após a sua participação na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Adeba, capital da Etiópia. A CMM também aprovou outras duas Moções de Repúdio ao presidente Lula apresentadas pelos vereadores Marcel Alexandre e Capitão Carpê.